29 de maio de 2011

Como é importante ter lideres específicos para Adolescentes

Existem vários motivos que me levam a crer que qualquer adolescente que freqüenta a igreja deve ter um líder ou casal especifico para idade deles. Portanto ter um líder especifico é importante porque: 

1-     Gera mais confiança nos adolescentes.

A confiança é adquirida pelo convívio e o bom exemplo. Quando alguém não tem tempo para fazer isso, nunca existirá confiança. Por isso é que todo aquele que ocupar o cargo de líder deve ter tempo. Outra coisa importante é que todo adolescente só se abre com quem ele realmente tem a certeza que vai ajudá-lo.

2-     Gera mais confiança nos pais.

Para qualquer líder que for fazer um acampamento, passeio, retiro, viagem é necessário autorização dos pais. Portanto nenhum pai vai deixar seu filho ir a qualquer dessas atividades se ele não conhecer e confiar no líder. Mas,  para isso acontecer é necessário tempo. 

3-     O alcance de cada um é mais efetivo.

O líder que acompanha os adolescentes pode desenvolver algo que é próprio para idade. Pois ele convive e sabe das necessidades. Quando o líder é especifico para idade, ele consegue enxergar o que está acontecendo com cada um e a realidade que estão vivendo.

4-     Cria Identidade.

Ter uma liderança própria gera uma dedicação exclusiva, que gera um trabalho bem feito, que tem como conseqüência um ministério com identidade. A identidade vem pelo modo que a liderança trata os assuntos para os adolescentes e como cada um reage em seu dia a dia e no modo como eles agem na igreja em que estão inseridos.

5-     Traz mais experiência.

Normalmente os lideres escolhidos não sabem sobre a adolescência. Mas com o convívio e a experiência que é adquirida através da liderança deles, os lideres normalmente começam a ter mais conhecimento sobre a adolescência. Além disso, a necessidade que começa a surgir gera um interesse em conhecer um pouco mais sobre grupo de pessoas que eles estão liderando.

6-     Estabelece uma visão de trabalho.

Uma liderança que trabalha focado em um grupo de pessoas gera uma escolha natural que é a forma que será feito o trabalho com eles. Todo líder precisa saber o que ele quer fazer. A visão de trabalho é a forma que será feito e aonde ele quer chegar com cada um que está sendo liderado.

3 comentários:

  1. Muito bom este texto sobre liderança, cuido de adolescentes a 3 anos, Graças a Deus tenho a confiança dos pais de cada um, pois e sempre com um tempo para adquirir isto.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus pelos líderes de adolescentes que tem impactado esta geração !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post! trabalho com adolescentes a 5 anos e acredito em todos esses pontos abordados, realmente ter uma liderança específica faz toda a diferença! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

O que achou do tema? Comente!