27 de dezembro de 2011

O LÍDER POSSESSIVO



 A cada dia que passa, o número de cristãos aumenta. E com isso, a demanda de lideres também aumenta. Por causa dessa necessidade, acaba que muitos se candidatam ou são chamados a liderar, surgindo, assim pessoas despreparadas para tal função. “Lideres” que tiveram um passado marcado por muitos traumas, rejeições, frustrações, dificuldades familiares e que acabam refletindo esses problemas em sua forma de liderar seus liderados.

Um dos maiores problemas que esse tipo líder manifesta é o sentimento de posse que ele tem do seu liderado. Líderes possessivos são pessoas que acham que seus liderados são a sua posse. Eles se sentem donos de seus liderados. Com isso, sufocam e pressionam seus liderados a fazer o que querem. Outra característica do líder possessivo é a chantagem emocional. A chantagem é usada quando o líder quer obter algo quando está perdendo o controle de seu liderado ou quando o liderado começa a se abrir com outra pessoa.

A conseqüência desse tipo de liderança é que normalmente seus liderados não sabem lidar com perdas ou mudanças.  São inseguros, medrosos, não sabem tomar decisões sozinhas e tem medo exagerado do erro..

Em I Pedro 5:3, o apostolo Pedro diz como um líder deve liderar as pessoas: “ nem como dominadores dos que foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho”.

Lideres possessivos jamais poderiam ser chamadas para liderar ou se canditarem á liderança, enquanto não estiverem com seu interior resolvido. È preciso que antes de liderar as pessoas, tais lideres sejam acompanhadas de perto através de um discipulado, em que  o discipulador poderá enxergar o problema e ajudá-lo na transformação. 

2 comentários:

  1. Bruno,mais um dos seus posts que me ensina cada vez mais .Muito obrigada pela aprendizagem.
    Que Deus te abençoe

    Rafaela 12 Anos da Rede de Adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião sobre esse assunto nem sempre temos a liberdade de conta todas as coisas para os nossos lideres ai procuramos alguem que achamos confiameu.Eu mesma não tenho coragem de chegar para a minha lider e disser todas as coisas,na minha celula mesmo todos falam que a semana foi bom mas sinto quem não foi boa complitamente pois algumas meninas ficam com cara de que algo ruim estar acontecendo mas nenhuma de nos consiguimos compartilha isso com um lider .Eu pricipalmente sofro muito pois mudei de escola e descobri que muitos que eu pensava que eram meus amgs me dexaram de lado assim me sinto so pois na rede não consigo faser amizades e os poucos que eu conversa so me comprimentam e na ora do culto fico sosinha ,tem domingo que ate desanimo de ir pois fico pensando que la não tem lugar para mim .Afinal me sinto muito isolada do mundo e de todos,sinto vontade de ter amgs para curtir junto essa minha fase da adolecente9cinema,shopping0.
    Orem por mim por favor galarinha

    ResponderExcluir

O que achou do tema? Comente!