27 de março de 2013

Como liderar Pequenos grupos de Adolescentes



Grupos pequenos, células ou grupos familiares, esses são alguns dos nomes que são conferidos aos pequenos grupos de irmãos que se reúnem semanalmente. Esta visão para igreja de Cristo é algo vindo do próprio Deus para todos. O cuidado e a aproximação são muito maiores, quando existe um pequeno grupo. Além disso, o pequeno grupo tem o objetivo principal de ajudar todo cristão a desenvolver a sua fé através da comunhão com os outros irmãos em Cristo.

Com os adolescentes não é diferente. Eles precisam de um cuidado todo especial, pois a fase por que estão passando é de mudanças, decisões, escolhas e crises. Eles precisam de um acompanhamento. É necessário que eles sejam liderados por alguém que cuide bem deles (as).

Sabe-se que quando não há um ministério com adolescentes na igreja local e Deus levanta alguém disposto a liderar essa galera, normalmente uma boa maneira de se começar o trabalho é iniciar com um pequeno grupo. Quando isso ocorre existe uma tendência muito grande de que os adolescentes que estiverem freqüentando esse grupo levem outros também. Assim o trabalho começa a ter um número considerável.

Para que um pequeno grupo funcione bem é necessário:
  • Um bom líder de célula, pois o objetivo principal de todo pequeno grupo é a formação de novos líderes.
  • Um local, dia e horário definidos.Iniciar um pequeno grupo com várias propostas interessantes para os adolescentes. Fuja da monotonia.
  • Ser criativo em cada reunião.
  • Promover sempre reuniões que estimulem os adolescentes a trazer novos companheiros. Não há ninguém melhor que o adolescente para levar outros no pequeno grupo.
  • Não deixar de acompanhar de perto os adolescentes (visitas, bate papo, momentos de entrosamento juntos), eles vão sentir que você está pagando o preço por eles.
  • Promover sempre atividades (dinâmicas, confraternizações, passeios) que trazem o entrosamento e a comunhão. Pois quanto mais unidos eles estiverem mais estarão estimulados a ir à reunião.  Esse é o segredo do sucesso dos pequenos grupos para adolescentes.
  • O líder deve dividir as células por identificação do jeito de ser de cada um. Eles procuram se identificar com o líder; por isso, se o adolescente é doidão, agitado, curte música ou dança Hip Hop, é mais na dele, ele vai procurar um líder que se identifica mais com ele. Procure fazer isso, encaixando os adolescentes com os líderes que se pareçam com eles.
  • Os pequenos grupos dos adolescentes devem ter estudos voltados para a sua faixa etária, com assuntos que são pertinentes à adolescência. 



Um comentário:

  1. A PAZ QUEERIDO DA MATERIA ,
    SE TIVER MAIS , PODE ME ENVIAR POR EMAIL.

    SOU CRISTIANO L.LIDER DOS ADOLESCENTES EM MINHA IGREJA E PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL DA CLASSE DE JUVENIS.
    MENBRO ASS.DE DEUS MIN.BELEM SP.
    A PAZ , QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

    ResponderExcluir

O que achou do tema? Comente!