25 de abril de 2013

Grupos uma estratégia que dá certo


Todo ser humano se relaciona por afinidade. É comum que as pessoas procurem se envolver com outras que tenham pelo menos alguma coisa em comum. Filmes, esportes, moda, lazer, igreja, artes, preferências, são algumas das coisas que unem as pessoas.

A adolescência, mais do que qualquer outra fase da vida, se caracteriza pela busca dos grupos de afinidade. O melhor exemplo disso são as chamadas tribos urbanas. Muitos buscam através dos grupos de afinidade uma identidade. São muitos os casos de adolescentes que, por um período de tempo se tornaram roqueiros, skatistas e etc.

Ciente dessa realidade o líder de adolescentes deve usar isso como estratégia para alcançá-los. A ideia é a seguinte: o adolescente que não é convertido é atraído pelo grupo que ele se identifica, com isso ele se abre para uma conversa e o plano de salvação é apresentado. Para os adolescentes convertidos, usar os grupos de afinidade é importante porque eles se abrem mais facilmente para conversar sobre assuntos difíceis e é também uma forma de tê-los mais perto e, com isso, ensinar, orientar e estabelecer princípios para vida deles que os levarão a viver como cristãos íntegros e atuantes.

Use os grupos de afinidade para desenvolver o discipulado. No discipulado ensine limites, o respeito, a honra e a obediência. Aproveite o fato de que os adolescentes estão mais próximos, para ensinar a palavra de Deus. E procure trabalhar estudos voltados para esta idade. Incentive ao evangelismo através de apresentações e de bate papos.

Um ministério de Adolescentes deve procurar, através de seus líderes, se envolver em várias áreas que são do interesse deles. A Música, teatro, intercessão, skate, rap, hip hop, dança dos mais variados estilos, grupos que visitam asilos, hospitais e tantas outras formas de se expressarem, são estratégias que são bem sucedidas. O líder deve procurar ter a sensibilidade e a sabedoria para saber o que melhor se adapta a sua região e igreja que está inserido.

Um comentário:

  1. Muito legal! Deus continue abençoando o senhor e usando-o para abençoar tantas vidas e ministérios através de seu blog!

    ResponderExcluir