6 de dezembro de 2013

Meu filho é adolescente e agora?


Todo pai e mãe, algum dia, já se perguntaram: "Meu filho virou um adolescente...E agora?" Isso acontece porque a mudança da infância para adolescência é muito rápida e repentina.

Gostaria de destacar algumas dicas que ajudarão muitos dos pais que estão convivendo com filhos adolescentes:

1.   Não crie rótulos para seu filho(a) adolescente. Não crie padrões negativos ou positivos a partir do que a TV, família ou vizinhos dizem;

2.   É importante lembrar que a adolescência é uma fase da vida como qualquer outra (infância, fase adulta, terceira idade, etc.), e apresenta demandas e transformações próprias a essa fase;

3.   Não conviva com seu filho como se ele(a) fosse uma criança;

4.   Comece dando pequenas doses de responsabilidade e liberdade;

5.   Não deixe seu filho(a) ocioso demais. Tente descobrir o que gosta e o/a envolva nisso;

6.   Procure conversar sempre com seu filho(a) formalmente, mas também informalmente (momentos de passeio, diversão e lazer) ensinando valores e princípios que o ajudarão nessa fase da vida. Ensine, mesmo que eles julguem não ser necessário.

Além de todas essas dicas, é importante dizer aos pais que não existe “receita pronta”, para lidar com essa fase de transformação. Por isso mesmo, é necessário depender de Deus, assim como diz Tiago 1:5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário