7 de agosto de 2014

A diferença que um Pai faz!


É sempre bom um filho poder contar com um pai em sua vida! Pai é, normalmente, o corajoso, aquele que traz segurança para a casa. Muitos são brincalhões e gozadores. Pais são aqueles que tomam a iniciativa, que se preocupam com o sustento da família. Eles são o limite da autoridade, o equilíbrio da casa, a referência de masculinidade para o filho e exemplo de homem para a filha. São aqueles que  tratam a mulher com dignidade e respeito, que não passam a mão demais na cabeça dos filhos, etc.

Talvez, ao ler estas qualidades, você possa ter rido, concordado, se identificado ou identificado alguém. Mas eu também sei que muitos provavelmente discordarão dessa lista de qualidades que acabo de apresentar. Discordarão porque, infelizmente, não é  o que tem sido visto por muitos filhos, filhas, esposas, ex esposas e mulheres em geral, em relação aos Papais.

A nossa sociedade tem sofrido muitos males por causa da ausência dos pais. Ausência que não se restringe somente à ausência física, mas também na ausência emocional, da presença na vida da família e dos filhos, ausência no cumprimento dos valores que deveriam ser vividos pelos papais.

É nítida a diferença que um pai traz na vida de um filho ou filha, na família e em toda a sua casa. É possível observar como a casa, a esposa e os filhos se tornam outros quando um pai cumpre bem o seu papel. A figura do homem para os filhos e esposa é importantíssima.

Portanto, um pai faz toda a diferença! Muitos pais não sabem disso e acham que não têm importância nenhuma. Mas têm! Essa é uma grande verdade, tornando-se ainda mais evidente quando observada como uma das raízes dos problemas de nossa sociedade atual. 

Muitos dos problemas pessoais de cada indivíduo estão, de alguma forma, ligados à ausência paterna. Todas as mamães são importantes e não vivemos sem elas, mas os pais também são indispensáveis.

O papel do pai é tão importante e faz tanta diferença, que Deus é o Deus Pai. Ao criar a família, Ele fez a mulher para ser mãe, e fez o homem para ser pai, e esses são  papéis que todos nós levamos conosco por toda a vida. A Bíblia cita inúmeros versículos que mencionam a palavra Pai ou que contam histórias ou atitudes de um pai, como por exemplo a parábola do filho pródigo (Lc 15:11 a 21).

Não podemos mais continuar tendo uma sociedade órfã de pais. Quero desafiar cada pai, filho, filha, esposa, ex mulher e mulheres em geral, a começar a mostrar para cada pai como cada um deles faz a diferença na vida das pessoas. Dessa maneira, teremos mais papais vendo e tendo certeza de como sua presença faz toda a diferença.

Um comentário:

  1. Excelente Artigo!
    Que os pais deste mundo moderno e tão carente de referências tenham este entendimento, testemunhando o melhor de Deus na vida de seus filhos.

    ResponderExcluir