29 de junho de 2017

As grandes mentiras



Série: "Quem sou eu?"

  • Olá meu nome é Bruno, filho amado de Deus e servo de Jesus de Cristo
Quem eu sou?
§  Normalmente buscamos descobrir quem nós somos ou achamos que nossa identidade está descrita, nas relações com as pessoas (amigos, lideres, pais, liderados) ou através de alguns fatos que aconteceram em nossa vida e como reagimos ou pelo que os outros dizem que nós somos.
§  Exemplo: As pessoas se definem pelo sexo, pelas características, etc.
§  O que acontece é que acreditamos que somos aquilo mesmo.
§  Nosso comportamento é resultado daquilo que cremos a respeito de nós mesmos.  Somos aquilo que cremos que somos. Pv 23.7 – “Assim como ele pensa, assim ele é”.
Surge então, uma pergunta: O que determina uma identidade?
§  Será que é pelo que fazemos? Ou pelo que sentimos? Ou pelo tipo de atração sexual que experimentamos? Ou pelo tipo de pessoa que ando? Pelo que os outros dizem? Pelo que passamos de traumas no passado?
§  Não! A nossa identidade não deveria ser determinada por essas coisas!
§  Existem muitas pessoas sofrendo ou vivendo a sua vida de maneira errada por achar que é águem que na verdade não é.
E porque viemos uma Identidade errada?
§  Em Genesis 3: 1 a 7 nos dá um exemplo de como se origina uma identidade errada.
§  Verso 1: Serpente personificação de Satanas
§  Então Satanás faz a pergunta, que contém meia verdade: “ vocês não vão comer de toda  arvore do jardim?”
§  E ele foca na proibição para verso 1 parte b
§  O que Deus diz – Gn 2.16,17, tudo eles podiam comer, somente uma era que não podia.
§  Então Satanas, toca na identidade de Eva e de Adão Tb.
§  Ele diz: “ É certo que vc não vão morrer”. Ele está tentando negar a veracidade da consequência do pecado.
§  O verso 5 diz que Eva dá ouvidos á Serpente. Ele usa a mesma estratégia que ele fez o Jesus em Mt 4, como nós recebemos nos cultos anteriores. Três mentiras estão embutidas nesse verso:
1-    Eles acreditaram na mentira: Você não é igual a Deus; “serão como Deus”
2-    Eles acreditaram na Mentira: ele na eram completos, eles não sabiam de tudo; “Conhecedores do bem e do mal”
3-    Eles acreditaram na Mentira: tem que fazer algo para ser igual a Deus – Para eles serem como Deus e conhecerem tudo, precisavam fazer algo, comer do fruto. Portanto precisavam fazer algo para alcançar isso.
§  Mentira, tudo mentira. “ Satanas é pai da mentira” Jo 8.44
§  A primeira mentira, pois Adão e Eva eram iguais a Deus em muitas coisas, Gn 1.26. Atributos comunicáveis de Deus, por exemplo, bondade, misericórdia, santidade, paz,
§  A segunda mentira: Adão, Eva, Jesus,  foram os únicos serem humanos capazes de decidir entre o bem e mal livremente. Livre arbítrio pleno.
§  Terceira mentira: eles não precisavam de fazer nada para terem adquiridos tudo isso que eu disso. Deus deu a eles graciosamente.

§  Toda forma errada de identidade vem através de uma mentira.
§  Normalmente, as pessoas vivem alguma mentira sobre quem elas são. Nós não descobrimos, porque isso é algo inconsciente;
§  A mentira pode também ser uma fuga para aquilo que um dia sofremos ou passamos sobre alguma situação difícil.
§  As mentiras que vivemos acabam determinando a nossa forma que vivemos.
§  O diabo usou todos essas situações, falas, e outras coisas para que você acreditasse nas mentiras deles.
§  Por exemplo:
§  Normalmente pessoas que tentam se auto afirmar de mais, é porque foram muito inferioziada na infância ou algum período critico da vida. Como por exemplo pessoas que tentar se afirmar de mais, gostam de chamar atenção de mais para si. Um exemplo: aniversário de 15 anos que fui.
§  Pessoas que sofrem de mais de complexo de inferioridade: umas tentam de mais chamar a atenção para serem notadas, por exemplo: machucou, perdeu uma unha já quer postar para ser paparicada; ou pessoas que se fecham de mais e se sentem as piores raças deste mundo. Qual a mentira? Um dia que elas não tinham atenção, descobriram que fazendo assim chamariam atenção, e isso virou uma verdade. Contar o caso do meu primo Kellerson, que entrou nas drogas e alcoolismo.
§  Pessoas que tiveram perdas muito grandes – normalmente a mentira que satanás apresenta para elas. Qual é a mentira? : faça tudo para você não perder mais nada ou ninguém. Alguns exageram na preocupação com outro, alguns são acumuladores, outros são muito pegajosos, tem casamentos obsessivos, amizades obessivas.
§  Outra mentira é a Dependência emocional: pessoas que na busca de algo bom em relação ao outro, como por exemplo amizade, namoro, liderança, acabam caindo na mentira de satanás. Qual é a mentira? Por exemplo: contar o caso, dos amigos e suas obsseções. Ou mulheres que submetem a uma relação de dependência do homem ou vice versa, mesmo o outro a fazendo-o como uma pessoa desprezível.
§  Normalmente pessoas que tem problema com autoridade, seja na igreja no trabalho, ou outros lugares é porque tiveram figuras paternas maus construídas. Seja pela ausência do pai ou figura materna muito exagerada, mãe que fazia papel de homem. O diabo estabeleceu uma mentira: Qual é mentira? Se eu não impor ele vai me humilhar, não posso aceitar ninguém nunca mandou em mim,
§  Pessoas que tem crise de identidade sexual, são pessoas que normalmente tentam provar ou aprenderam comportamentos errados desde da infância. Por exemplo: um homem que foi criado pela mãe, e figura masculina em sua vida nunca presente. Bem novo ele se apega a mãe, e ela é amada e desejada. Mas depois ela é copiada, através dos jeitos de uma mulher, e insconscientemente ele quer ser uma mulher. e tudo mais. Qual é a mentira? Até que satanás aproveita dessa mentira e desse comportamento adquirido e diz vc é gay, trans, bi, e tudo mais. Mentira

Dinâmica
  • Faça uma dinâmica antes da oração:
  • 1º Momento: Pegue um papel e compare com a vida com esse papel liso;
  • 2º Momento: Diga que na vida todos nós passaremos por dificuldades depois disso amasse papel;
  • 3º Momento: Depois continue a dinâmica mostrando o que as pessoas tem feito para resolver seus problemas. Ela tem buscado fugas e assumindo uma identidade que não é suas. Nesse momento o papel amassado será pego e usado para demonstrar como as pessoas tem feito com seus problemas fugido para as drogas, bebida, mulher, religião, intelectualidade, games, vícios, etc.
Lançando fora toda Mentira? Tudo isso pode mudar. Pode ser dado um basta!
§  Adão e Eva podiam ter respondido algo diferente.
§  Mesmo depois da queda eles podiam ter se arrependido. Mas eles fugiram. Gn 3.9
§  Fale as verdades de Deus a respeito de você mesmo em sua mente para que um dia se torne verdade. Por exemplo: em Deus quem nós somos; em Cristo somos completos;
§  Identidade vem da palavra iden, que é igual;
§  Jesus não caiu às mentiras de Satanás, porque ele sabia quem Ele era em Deus – Mateus 4: 1 a 11
§  A sua identidade está em Deus. O importante da identidade é em quem você está, e não quem você é.
§  Devemos parar de focar no comportamento, mas na identidade;
§  Porque focamos no comportamento, as vezes maquiamos em vez trazer vida aonde não tem.
§  Precisamos viver o evangelho completo, e não o parcial;
§  Contar sobre mim em relação às mentiras de satanás:
o   Deus me deu uma promessa e uma convicção em relação nossa vinda para cá (Vitória/ES).
o   Ai, Satanas queria que eu perdesse a convicção e buscasse provar algo, para alguns irmãos e pessoas.
o   Sobre minha idade, sobre algumas convicções, sobre meu modo mais informal de vestir, sobre a condição de pregação, sobre minha condição de estar a frente a igreja, etc
o   Então, em alguns momentos me esquecia, que não precisava provar nada. Tinha que fazer o que Deus me chamou e pronto.
o   E quem não quisesse ou buscasse isso, não podia fazer nada. Deus me mostrava a cada dia os irmãos que iam chegando e ainda os que estão chegando.

§  Desfaça a mentira com a verdade, muitas vezes para uma verdade se tornar real e vivida, precisamos repetir ela todos os dias e em vários momentos. Até que um dia ela se torne verdade.
§  Você precisa descobrir o que a Bíblia diz sobre você mesmo. Por exemplo:
- Mateus 3.17: “ Este meu filho amado em quem me comprazo”;
- João 15.16: “Não foste vos que me escolheste, mas eu vos escolhi”
- João 1.12: Deus já me recebeu
- Efésios 2: 5,6 – nos deu vida Dele
- Rm 8.17 – somos filhos, herdeiros e co- herdeiros
- Gn 1.26 – imagem e semelhança de Deus
- Jr 1.5 – Antes  que eu te formasse no ventre materno
- Jr 29.11
- Salmo 139.16b
  •       As verdades de Deus, a seu respeito são como um martelo que quebra um tijolo (mentira) e e são colocados verdades que deverão ser sempre lembradas, pois uma vez que adquirimos um comportamento baseado na mentira, para aprendermos viver a verdade demorara um tempo, e deverá ser lembrando e vigiado.


Ministração Final

  • Pegar o papel amassado e agora desamassa-lo
  • Ter um momento de Oração ou apelo. Momento de cura da alma.
Para ler outros sermões da série "Quem sou eu?"clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do tema? Comente!