13 de abril de 2018

A importância da boa comunicação




Eu nunca dava tanta importância a uma boa comunicação. Pois, por mais que as pessoas não me entendessem bem, meus pais me entendiam - ou fingiam que entendiam tudo que eu dizia.

Até que um dia me casei (rs). Então, vi que minha comunicação estava péssima, pois eu dizia “A”, e minha esposa entendia “Z”. Foi aí que fiquei em crise com a forma como me comunicava.

Comecei a estudar sobre comunicação, e descobri algo que pode ser óbvio para você, mas que, para mim, ajudou muito:  o ser humano é um ser em comunicação. Não existe humanidade sem comunicação. Está na essência de todos nós.

Se isso é tão fundamental para nós, imagine para Deus, que nos fez à sua imagem e semelhança (Genesis 1.26), que fez o mundo através da sua palavra (Genesis 3.3), e que, desde o início, se comunicava com Adão e Eva todo fim de tarde (Genesis 3.8).

Talvez você esteja achando muito espiritual falar sobre comunicação dando ênfase à importância que Deus traz sobre assunto. Acontece que, quando refletimos nas relações sociais do ser humano, não tem como ignorar o fato de que esse seja um dos maiores desafios de todos nós. E isso tem tudo a ver com Deus, e como Ele se preocupa com todos nós. E também com nossas relações.

A boa comunicação é o caminho para a melhoria do relacionamento entre as pessoas. A comunicação é tão importante que, sem ela não conseguimos nos mover na relação com outro e nem com nós mesmos.

Diante de todo esse entendimento, percebi que a maneira que o outro entendia o que eu falava era o mais importante. E, a partir de então, comecei a dar valor a maneira que eu me comunicava. Consequentemente, tenho melhorado dia após dia na comunicação, não somente com minha esposa, mas também com meu filho, meus familiares e amigos, na igreja e até mesmo com Deus.


Esse texto também pode ser lido no Portal Lagoinha

Um comentário:

  1. Ótimo filho!Uma grande colaboração, somos deficientes demais na forma de comunicar, esperamos tanto que o outro nos compreenda que nem procuramos saber se de fato comunicamos. Que o bom Deus continue a te usar para falar daquilo que necessitamos e que ao contrário do que Deus ensinou, ás vezes não nos preocupamos...ajuda nos Senhor.

    ResponderExcluir

O que achou do tema? Comente!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.