9 de junho de 2018

José, um exemplo de perseverança



Não sei se você reparou, mas tem sido muito comum ver pessoas desistindo facilmente das coisas que fazem ou acreditam. Um dos motivos pelos quais isso acontece é porque lhes falta perseverança. Mas o que é perseverança?

Na Bíblia, perseverar é mais do que simplesmente suportar dificuldades. A perseverança envolve nossa mente e coração, ou seja, o modo como encaramos as dificuldades. Uma pessoa que persevera demonstra coragem, determinação e paciência.

E uma dessas pessoas que me chama muito à atenção e me serve de grande exemplo de perseverança, pois passou por vários tipos de provações e não desanimou, foi José, filho de Jacó ou mais conhecido como José do Egito. Sua história é um exemplo de que a perseverança vai além dos desafios que enfrentamos em nossa vida e nos ensina em que e como podemos perseverar.

Seis atitudes de José

1- A primeira atitude de José que me chama muito à atenção foi que ele perseverou em sua vida mesmo diante de um histórico familiar complicado. Em Gênesis 37.1-4, diz que em sua família havia ciúmes, preferências, ódio entre irmãos etc. Mas mesmo assim José perseverou diante de tanta injustiça, traição, raiva. Ele perseverou não porque não tinha problemas familiares, mas porque sabia que existia um propósito muito maior em sua vida.

2- Outro tipo de perseverança que encontramos na vida do nosso personagem foi em relação aos seus sonhos. Ele não deixou que seus sonhos pudessem ser apagados, sufocados, por causa do que seus irmãos fizeram. Lembre-se: existe um espaço entre o sonho e a realização do sonho. E esse espaço se chama perseverança.

3- A terceira atitude que me chama à atenção nessa história foi que José perseverou em sua conduta como servo de Deus e nos seus princípios. Gênesis 39.1-15 relata que ele tinha se tornado o administrador da casa de Potifar. Porém ele começou a ser assediado pela mulher do seu patrão, até que ela armou uma cilada e acabou incriminando-o de algo que não fez contra ela. Ele foi preso, mas mesmo assim não abriu mão dos seus princípios.

4- Uma conduta que também fica muito evidente é a perseverança em fazer o bem. Durante toda a história de Gênesis 39 a 50, fica clara a motivação do coração de José frente às pessoas. A Bíblia diz, em Gálatas 6.9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”.  Temos que fazer o bem, mesmo que não tenhamos o retorno esperado.

5- A quinta atitude de perseverança foi o perdão. Essa talvez seja a ação que mais fica evidenciada em José. Ele aprendeu que perdoar não é esquecer, mas é não levar em conta mais. Ele viu que não valia a pena guardar em seu coração a mágoa de todos aqueles que fizeram algum mal contra ele. Por isso ele teve que perseverar em suas atitudes.

6- Por fim, a última atitude de perseverança que me chama à atenção e quero compartilhar é a honra. Em Gênesis 45.17-24, diz que José honrou sua família, ajudando-os e dando do melhor que ele tinha. Ele sabia que estava semeando para sua própria vida. Portanto não deixe de honrar sua família, seu líder/pastor, sua igreja, as autoridades que Deus colocar sobre sua vida.

Diante de tantas atitudes, desafio você, caro leitor, a ser perseverante como José, que, apesar de ter todos os motivos aparentes para desistir, não o fez. E por causa disso viu coisas lindas acontecendo em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do tema? Comente!